logo
André Yves Cribb
Por favor, visite o site de um dos membros do GIFAD

A INSTITUIÇÃO


1. Natureza

Fundado em julho de 1994 e sediado no município do Rio de Janeiro, o GIFAD tem duração indeterminada. Entre seus fundadores, encontram-se pesquisadores, engenheiros e educadores.

Juridicamente, o GIFAD é uma sociedade civil de direito privado, não-governamental, supra-partidária, sem fins lucrativos e sem qualquer discriminação étnica, religiosa ou social. Portanto, é autônomo e independente quanto ao Estado, aos partidos políticos, às igrejas e aos movimentos organizados; mas, poderá atuar junto aos mesmos no sentido de cooperar com aqueles que defendem as causas relacionadas ao desenvolvimento do homem.

Funcionalmente, o GIFAD se define como uma instituição dedicada essencialmente à promoção do desenvolvimento local. Seus programas - embora não excluam os múltiplos aspectos do cenário competitivo global - são inspirados da inegável evidência que os princípios capazes de garantir a sustentabilidade social, ambiental, ética, política e econômica se revelam mais eficazes quando são praticados na esfera local. Seus métodos de trabalho apresentam, entre outras, as seguintes características:

    • perspectiva sistêmica;

    • capacitação de atores locais;

    • parceria com estes atores;

    • diagnóstico e planejamento participativos;

    • gestão participativa de crescimento e desenvolvimento econômico;

    • apoio ao empreendedorismo.

O GIFAD tem - como áreas de atuação - o meio ambiente, a agricultura e a educação. Dedica uma parte importante de seus recursos à transferência de tecnologia de instituições de pesquisa a setores produtivos.

2. Missão

O GIFAD tem por missão institucional promover a conceição, identificação e aplicação de soluções competitivas e sustentáveis para comunidades carentes bem como para médias, pequenas e micro unidades produtivas em benefício do desenvolvimento agrícola e rural.

3. Objetivos

O GIFAD tem os seguintes objetivos:

    • desenvolver projetos de educação que contribuam para a melhor qualidade de vida nas comunidades;

    • trabalhar de forma interativa com os grupos sociais que apresentam propostas relacionadas ao desenvolvimento do homem;

    • estudar as questões ambientais, a agricultura e a educação, apresentando soluções concretas;

    • estimular a participação da comunidade em projetos relacionados à ela;

    • incentivar a fraternidade, solidariedade e paz entre os povos;

    • contribuir para a defesa do patrimônio artístico, histórico, cultural e paisagístico;

    • facilitar acesso a meios de formação (cursos, obras escritas, etc.) sobre a democracia e o desenvolvimento;

    • contribuir para a formulação de políticas agrícolas e de ciência e tecnologia;

    • estimular a parceria entre pesquisadores e produtores de bens e serviços;

    • incentivar iniciativas privadas de negócios tecnológicos a favor da transferência e uso de produtos e serviços desenvolvidos por consultores, pesquisadores ou centros de pesquisa.

4. Estágio atual

Durante seus seis anos de existência, o GIFAD tem atuado eficientemente no processo de concretização de seus objetivos. Além de esforços para sua própria estruturação, tem feito várias ações no intuito de integrar-se adequadamente na esfera do desenvolvimento agrícola e rural.

Já desenvolveu profundas relações de colaboração com outras instituições nacionais e internacionais. Beneficiou-se do programa de formação do ICRA (Centro Internacional de Pesquisa Agrícola orientada ao Desenvolvimento), através de seu Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que participou em 1999 de um dos cursos pós-universitários, realizados em Montpellier (França). Hoje em dia, um de seus profissionais está desenvolvendo - com o apoio do CNPq e junto com o CTAA/EMBRAPA a título de pesquisador visitante e consultor ad hoc - um projeto de pesquisa sobre a transferência de conhecimentos tecnológicos na agroindústria.

O GIFAD tem incentivado o aperfeiçoamento profissional de seus membros em diversos níveis: especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Assim, tem favorecido a melhoria da performance de seus profissionais que atuam em diversas áreas de P&D: agronomia, zootecnia, educação, economia, advogacia, etc.

Ainda, há muito para fazer a favor da missão do GIFAD. Sabemos que esta é bem ampla. Esperamos que este site seja um meio bastante eficaz para facilitar a realização de nossas tarefas.




Envie sugestões e comentários sobre esta página para o webmaster
Última atualização em 18/03/2007